Escolha uma Página

Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)

A Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) é o órgão estratégico na Universidade Federal Fluminense responsável por prover de serviços e soluções de tecnologia da informação às comunidades interna (composta por mais de 70.000 pessoas entre alunos, professores, técnicos e gestores institucionais) e externa (representada pela sociedade brasileira, como um todo e diversas instituições internacionais).

Também faz parte de sua missão pesquisar, desenvolver, executar e participar de projetos em Tecnologia de Informação e serviços de informática tanto internamente, nos diversos campi que compõe a UFF, como em parcerias com Municípios e Estados, além da captação de recursos através de projetos, consultoria e serviços em TI

Em 1974, ainda como NPD (Núcleo de Processamento de Dados) participava ativamente da vida corporativa da organização sendo, inclusive, responsável pelo processamento da folha de pagamento de seus servidores. Nesta época a tecnologia utilizada era baseada, principalmente, em aplicações desenvolvidas em mainframe com a utilização de cartões e grandes unidades de disco.

A partir do final da década de 80 implanta a primeira versão de sistemas on-line com tecnologia de hardware IBM, e os softwares SUPRA, MANTIS, e COBOL.

A partir dos anos 2000 passa a Núcleo de Tecnologia da Informação e inicia o processo de migração de seus principais sistemas para as tecnologias cliente/servidor e web.

A partir de 2011, com a reestruturação administrativa efetuada na UFF, passa a Superintendência de TI, passa a integrar a alta administração da universidade com status de superintendência ligada diretamente ao Gabinete do Reitor.

Atualmente, as atividades da STI estão divididas funcionalmente nas áreas de Operações, Infraestrutura, Escritório de Projetos e Governança de TI. O organograma da STI está sendo revisado para refletir claramente as novas funções.

Gerência de Governança e Segurança da Tecnologia da Informação  visa desenvolver, manter e difundir as diretrizes do planejamento estratégico da STI junto aos objetivos estratégicos da Universidade bem como garantir a conformidade às normas e diretrizes da Administração Pública Federal.

A Coordenação de Operações de Tecnologia da Informação visa operar os sistemas, serviços e soluções da STI de forma à maximizar a experiência do usuário ao utilizar um serviço de TI da UFF através das boas práticas de gestão de serviços.

A Coordenação de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Conectividade visa administrar, manter, operacionalizar e expandir a infraestrutura de TIC da universidade com relação aos ativos de redes de computadores, telefonia e datacenter da Universidade Federal Fluminense.

O Escritório de Projetos visa gerir os programas e projetos de TIC,  controlando a execução e a qualidade dos projetos. O Escritório também é responsável por elaborar e assegurar a padronização da metodologia de gestão de projetos bem como a conformidade com os processos de desenvolvimento.

Atendimento: Segunda a Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas
Endereço: Rua Mário Santos Braga s/n, Campus do Valonguinho, Faculdade de Administração , Prédio I,  3º andar / 24020-140 - Centro - Niterói - RJ Brasil
Telefone:+55 (21) 2629-2042